Antiga Roma

História em Roma

Logo depois das Guerras Púnicas, o grego Políbio escreveu a sua notável história, cujo objectivo era "conhecer por que meios e por hábil conduta, Roma submeteu o universo inteiro às suas leis..."

Nos fins da República, Júlio César escreveu os seus "comentários sobre as guerras das Gálias." Tito Lívio, que viveu na época de Augusto, escreveu uma monumental História Romana em 142 livros ! sua obra tinha um conteúdo moralista e patriótico.

Na época dos flavianos, devemos destacar Flávio Josefo que deixou informações preciosas sobre os tempos de Nero, de Vespasiano e de Tito.

No período dos antoniano, destacaram-se Suêtonio e Tácito. Suêtonio escreveu a "Vida dos Doze Césares ", focas, memórias e boatos sobre o período de Júlio César a Dominicano. Tácito escreveu "Anais "e "Histórias ". "Seus julgamentos se distinguem por um subjectivismo, um dramatismo excessivo e um tom moralizador "(Diacov). Adulou os imperadores antoniano e apresentou os primeiros imperadores como monstros sedentos de sangue.

Historiadores 

Tito Lívio (59 AC, 17 DC)- Considerado o grande historiador de Roma, embora não tenha sobrevivido toda a sua obra (uma história de Roma desde a fundação). E ao contrário dos grandes historiadores gregos (Plutónico, Tucídides), que tinham tido vidas politicamente e militarmente activas que os levavam a compreender bem o que descreviam e tinham mentalidade critica em relação a fontes, Tito Lívio que sempre teve uma vida sedentária e escrevia uma história gloriosa da cidade escolhida pelos deuses, não tinha essa experiência, levando a que escrevesse (sobretudo nas componentes militares) sobre assuntos de que não compreendia, tornando bastante discutível partes da sua obra; em relação aos primeiros séculos de Roma, dada a inexistência de fontes, a história confunde-se com mitologia.

Imagens de Historiadores

http://ocw.unican.es/humanidades/historia-antigua-de-la-peninsula-iberica/fichas-bibliograficas/tacito.html/imagenes/tacito.jpg  Tácitohttp://nvmantinus.files.wordpress.com/2008/10/tito_livio.jpg