Antiga Roma

Escultura

A Escultura romana também é fortemente inspirada na grega.

Algumas estátuas representavam o imperador ou chefes políticos e militares famosos e eram colocadas em lugares públicos, outras representavam deuses.

Também foram esculpidos bustos, retratando membros das famílias imperiais ou abastadas e baixos-relevos narrativos em arcos de triunfo e colunas, como forma de comemorar os feitos notáveis do Imperador.

A História da Escultura em Roma Antiga

A escultura da Roma Antiga desenvolveu-se em toda a área de influência romana, com seu foco na metrópole, entre os séculos VI a.C. e V d.C.. Em sua origem derivou da escultura grega, primeiro através da herança etrusca, e logo directamente, pelo contanto com as colónias da Magna Grécia e com a própria Grécia, durante o período helenista. A tradição grega permaneceu uma referência constante ao longo de toda a trajectória da arte escultural  em Roma, mas contradizendo uma antiga e generalizada opinião de que os romanos foram apenas meros copistas, hoje se reconhece que foram capazes não só de assimilar e elaborar suas fontes com mestria, mas também de dar importante contribuição original a essa tradição, visível em especial na retratista, género que gozou de prestígio singular e deixou exemplos de suma perícia técnica e elevada expressividade, e na escultura decorativa dos grandes monumentos públicos, onde se desenvolveu um estilo narrativo de grande força e carácter tipicamente romano.

Depois da consolidação do império, outras influências estrangeiras, mormente orientais, determinaram um progressivo afastamento do cânone grego em direcção a uma simplificação formal de tendência abstracta, que estabeleceu as bases da arte bizantina, paleocristã e medieval. Esse processo, não obstante, foi entremeado de diversos períodos de revivescência classicista, que além de fortalecerem o elo simbólico com o passado foram úteis na manutenção da coesão política e cultural do vasto território. Nem mesmo a cristianização do império pôde determinar a exclusão das referências clássico-pagãs da escultura romana, e até o século V, quando a unidade política se rompe definitivamente, modelos clássicos ainda continuavam sendo emulados, embora adaptando-se aos temas próprios da nova ordem social, política e religiosa que se instaurava.

Exemplos de Escultura na Roma Antiga

http://www.artlex.com/ArtLex/h/images/hellenstc_laocoon.lg.jpg

http://rubicat.no.sapo.pt/romana.jpghttp://www.swingalia.com/img/escultura-romana.jpg